O auditor fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz/AM), Augusto Bernardo Cecílio foi homenageado pela da Câmara Municipal de Manaus nesta quarta-feira, 27. No plenário do poder legislativo municipal Adriano Jorge, recebeu por propositura do vereador professor Samuel o Diploma de Cidadão de Manaus.

A solenidade foi prestigiada pelo secretário executivo para Assuntos Administrativos da Sefaz/AM, Francisco Arnóbio, representando o secretário de Fazenda, Afonso Lobo, que não pode comparecer ao evento, mas se manifestou a respeito da honraria por meio de nota.

“A homenagem  engrandece a categoria. Enaltece o corpo de servidores da Secretaria de Fazenda do Amazonas, que conta com valorosos colaboradores, que se doam em prol do desenvolvimento do Estado a partir da melhoria contínua dos serviços prestados à população. O Diploma de Cidadão de Manaus destinado a Augusto Bernardo é um justo reconhecimento ao trabalho que ele desenvolve na área de educação fiscal e cidadania, com reflexos na própria história da educação fiscal em nosso País”, enalteceu o Secretário de Fazenda, Afonso Lobo.

A solenidade contou com a presença dos familiares, do jornalista e também parintinense como o homenageado, Marcos Santos, de representantes do Sindicato dos Funcionários Fiscais do Estado do Amazonas (Sindifisco-AM), da Associação dos Funcionários Fiscais do Estado do Amazonas (Affeam), do presidente do Fazendário Clube, de diversos funcionários da Sefaz/AM, de representantes do Procon-AM, Ufam, Semmas, CDLM e FCL-AM, que foram prestar reverência ao servidor público modelo, que tem inspirado diversas gerações de fazendários.

“Há mais de 40 anos, quem concluía os estudos em Parintins e tinha dinheiro, viajava para Belém para fazer faculdade. O Augusto faz parte de uma geração que desbravou um novo caminho. Ele juntamente com outros parintinenses de peso tiveram coragem de enfrentar a cidade grande com pouquíssimos recursos. Quando eu soube, que ele fez uma, duas e depois a terceira faculdade em Manaus, me motivei. Cruzei as fronteiras da ilha tupinambarana e vim atrás de um destino melhor, que o Augusto provou que era possível alcançar” , relembrou emocionado, o jornalista e apresentador do programa Manhã de Notícias da Rede Tiradentes, Marcos Santos.

Proesa

Augusto conseguiu feitos inéditos na história do Amazonas. Quando era coordenador da campanha “Eu quero a nota”, promoveu um jogo no antigo estádio Vivaldo Lima em que 95% dos torcedores vestiam a camisa do São Raimundo. O Fluminense, time carioca era minoria. Além de desenvolver a campanha com o intuito de ampliar a arrecadação, formou a base da consciência de cidadania fiscal. Mostrou que todos podem e devem ser fiscais dos recursos públicos.

O auditor fiscal e representante do Sindifisco-AM, Ernesto Rocha lembrou do lado humano do homenageado, que sempre esta a postos para ajudar os colegas de repartição com uma visita amiga.  O lado intelectual não foi esquecido. Ernesto lembrou que Augusto publicou artigos em três jornais locais e continua até hoje expondo seu pensamento na mídia, sendo um grande formador de opinião.

Augusto Bernardo foi um dos fundadores do Programa Nacional de Educação Tributária. Integrou o grupo que formatou o Programa Nacional, permanecendo até hoje no PNEF, onde é coordenador nacionalmente pela Escola de Administração Fazendária (ESAF), além de ser disseminador e tutor.

“A energia e sensibilidade do Augusto pelas causas sociais assim como por uma educação cidadã tem contribuído para a formação de uma nova cultura tributária. As mudanças socioeconômicas, políticas, culturais tem sido possíveis graças ao comprometimento com que profissionais do quilate do Augusto têm desempenhado suas funções. Ele contagia a todos os que estão ao seu redor cotidianamente, igualmente aos que estão distantes, a exemplo dos que militam no Programa Nacional de Educação Fiscal – PNEF. Essa homenagem é mais do que justa”, declarou Rai de Almeida, Diretora-Geral Adjunta da ESAF/MF e Secretária Executiva do PNEF.

Augusto Bernardo agradeceu as homenagens, que atribuiu a longa carreira como educador (período em que auxiliou na expansão dos horizontes de milhares de alunos) e ao trabalho de auditor fiscal na coordenação de campanhas de cidadania como: “Eu quero a Nota!” e Nota Fiscal Amazonense.  “Peço o apoio de vocês para que esse programa como tantos outros como os de combate a violência, drogas, doenças sexualmente transmissíveis, vandalismo e depredação do patrimônio público, bem como a educação para o trânsito e ambiental, continuem em vigor. Que todos nós sejamos cidadãos de Manaus como agora sou. Essa honraria me dá forças para continuar me esforçando para tornar essa cidade um lugar aprazível para os que residem ou visitam essa terra que escolhi para viver há quase quatro décadas”, finalizou o homenageado.