O Governo do Amazonas iniciou neste domingo, 5 de março, a agenda do “Março Mulher” com a Campanha de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. A abertura aconteceu com a 4ª Corrida da Mulher Amazônica, apoiada pela campanha Nota Fiscal Amazonense, em frente à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), localizada na avenida André Araújo, bairro Aleixo, zona Centro-Sul de Manaus.

A campanha vai se estender até o dia 31 de março e tem o intuito de informar e sensibilizar a sociedade sobre o tema, divulgar a rede de serviços do Estado oferecida à mulher em situação de violência e dar visibilidade aos direitos das mulheres. A agenda inclui seminários, atendimentos jurídicos, oficinas, palestras, rodas de conversa, mutirão de julgamentos e audiência pública.

A titular da Secretaria Executiva de Políticas para as Mulheres (SEPM), Keyth Bentes, ressaltou que entre os pontos que serão discutidos durante a campanha é a questão dos casos de violência que tem apresentado aumento de reincidência.

“Os casos de reincidência aumentaram e isso é preocupante. Em relação aos anos de 2015 e 2016 tivemos uma queda leve nas ocorrências de Violência. Foram mais de 7.500 mil casos em 2015, e 7.200 em 2016. Mas observamos é que há muitos casos de reincidência. E não podemos ficar caladas diante disso. É um mês de reflexão sobre esse problema”, afirmou Keyth Bentes.

A campanha tem o apoio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), da própria SEPM, do Fundo de Promoção Social (FPS), entre outros órgãos do governo e do Município de Manaus.

Disque 180 – Para denunciar qualquer tipo de violência é necessário ligar para o 180 (central de atendimento à Mulher). No Amazonas há o disque 181. Os dois canais recebem as denúncias que são encaminhadas para a delegacia e órgãos especializados em atendimento à violência contra a mulher.

Corrida da Mulher com ajuda social –  A coordenadora da Corrida da Mulher Amazônica, Jeroniza Albuquerque, agradece ao apoio da sociedade que passa a se mobilizar para a causa referente às mulheres e das instituições sociais. “Como em todas as edições, tivemos uma grande doação de leite para serem entregues para instituições sociais. E estamos gratas porque esse evento alia a qualidade de vida com as causas sociais da mulher e das entidades sociais”.

Crianças, homens e mulheres adultos, de todas as idades, pessoas com deficiência, participaram da corrida.

Seminário – A primeira pauta da Campanha, após a abertura de hoje, será no dia 7 (terça-feira) com o Seminário de Atualização e Alinhamento sobre Violência contra a Mulher, que ocorre das 8h às 17h, na sede da Sejusc, na Rua Bento Maciel, Nº 2, conjunto Celetramazon, no bairro Adrianópolis, zona Sul da capital.

O encontro será com representantes da Rede de Serviços do Governo, como do Centro Estadual de Referência de Apoio a Mulher (Cream), Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher, Ronda Maria da Penha, Apoio Emergencial a Mulher (Sapem), Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim), Juizados Especializados no Combate à Violência Doméstica e Familiar, Núcleo de Atendimento Especializado, Serviço de Atendimento à Vítima de Violência Sexual, Maternidades e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas).

“Com esse encontro, queremos atualizar os números de violência contra a mulher de acordo com o atendimento de cada órgão envolvido, alinhar as demandas, conhecer as deficiências e assim buscar alternativas para melhorar e agilizar o atendimento oferecido à mulher vítima de qualquer tipo de violência, não só na capital mas também no interior”, explica a secretária da SEPM, Keyth Bentes.

Atendimento jurídico e palestras educativas

Do dia 7 ao dia 10, das 8h às 17h, a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realiza atendimento na Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher, no prédio anexo ao 13º DIP, na Rua Santa Ana, bairro Cidade de Deus, zona Norte de Manaus. Palestras educativas sobre direitos da mulher e violência doméstica acontecem de 6 a 31 nos Centros de Convivência da Família, Centros de Referência de Assistência Social (Cras), (Creas), Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Escolas Estaduais e Municipais, órgãos públicos e privados.

Programação na sede do Governo – Do dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, até o dia 10, na sede do Governo do Amazonas, na Avenida Brasil, nº 3.925, Compensa 2, zona Oeste da capital, haverá programação especial para as servidoras do Estado com palestras, agendamento para exame de mamografia, testes rápidos de glicemia, inscrição para práticas esportivas oferecidas pela Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), massagens, maquiagem e sorteio de ingressos para eventos culturais.

Mutirão de Julgamentos – De 13 a 17, das 8h às 17h, o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), em parceria com o Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) e DPE-AM, realiza o Mutirão de Julgamentos da campanha nacional “Justiça pela Paz em Casa”. E nos dias 14, 15,16 e 17, a Delegacia da Mulher oferece a 4ª Semana da Mulher, das 8h às 17h, na sede do órgão, na Avenida Mário Ypiranga, bairro Parque Dez, na zona Sul da capital.

Campanha no interior

Ainda dentro da Campanha de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, como parte da agenda do “Março Mulher”, o município de Iranduba, com sede localizada a 26 quilômetros, em linha reta, de Manaus, recebe uma ação itinerante com a Unidade Móvel da SEPM no dia 11, das 9h às 17h, na estação da linha do ônibus Manaus/Iranduba, que fica na Rua Francisco Souza, Nº 17, bairro Morada do Sol, naquele município.

Haverá atendimento jurídico de orientação, rodas de conversas e entrega de material informativo sobre direitos da mulher e violência doméstica e familiar.

Para encerrar o mês dedicado ao enfrentamento à violência contra a mulher, o Ministério Público Federal (MPF) realiza audiência pública com o tema Violência contra a Mulher, no dia 30, às 14h, no anexo da Procuradoria da República no Amazonas, na Avenida Ephigênio Salles, Nº 1570, no bairro Aleixo, na zona Sul de Manaus.