Nesta sexta-feira, 20, o Centro Municipal de Educação Infantil, CMEI Dilsen Silva Alves, localizado no Coroado 3, Zona Leste de Manaus, desenvolveu o projeto “Ação Cidadã ”, elaborando várias atividades para ensinar crianças de 4 a 5 anos de idade como fazer o controle financeiro. A coordenação da campanha Nota Fiscal Amazonense, NFA, participou de evento para mostrar aos alunos que é possível utilizar a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica, NFC-e para saber no que se gasta o salário ou a mesada.

A escola promove palestras e gincanas, entre outras atividades, trimestralmente, para que os pequenos compreendam os deveres da vida adulta. De acordo com a coordenadora e pedagoga da escola, Mirian Araújo, o projeto tem como foco o entendimento pelos alunos do seu papel na sociedade a partir do controle de suas finanças pessoais.

O auditor fiscal e coordenador da campanha NFA, Augusto Bernardo Cecílio explicou o sistema de cadastro de CPFs, que contabiliza cerca de 200 mil inscritos; mostrou o portal, nfamazonense.sefaz.am.gov.br, onde se concentram as informações sobre as ações desse programa de cidadania fiscal, lançado pelo governo do Amazonas em 2015. A campanha Nota Fiscal Amazonense já distribuiu cerca de 19 mil prêmios para os cidadãos e entidades sem fins lucrativos, que desenvolvem trabalhos sociais para a coletividade.

“O universo infantil e jovem interessa a organização da campanha porque eles serão os futuros gestores desse país. Se os alunos crescerem cientes do seu papel enquanto cidadãos que é o de ajudar o governo a arrecadar impostos para aprimorar os serviços públicos, teremos uma sociedade com menos desigualdade social e com mais oportunidades de se desenvolver plenamente em todos os campos”, analisou o coordenador da NFA.