O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda, entregou simbolicamente os cheques aos ganhadores do primeiro sorteio especial da Campanha Nota Fiscal Amazonense de 2016, nesta quarta-feira (13), no auditório da Sefaz/AM. Será creditado nas contas bancárias de cidadãos e entidades sociais R$ 294 mil.

A representante da Casa da Criança que atende 320 meninos e meninas no período integral comemorou os R$ 12 mil pela indicação de dois padrinhos. “Temos tido dificuldades para manter a instituição que atende crianças de famílias de baixo poder aquisitivo porque nossos recursos têm diminuído. Hoje, terminou nossa última caixa de frango. Os donativos via Nota Fiscal Amazonense são a ação de Deus respondendo as nossas preces”, relatou a tesoureira, irmã Kelen Rodrigues.

A representante da Casa Vhida compartilhou dos agradecimentos da freira ao Governo do Amazonas. A campanha tem contribuído diretamente para o acolhimento de mais de mil pacientes cadastrados. Mulheres portadoras do vírus HIV não podem amamentar por causa do risco de transmissão para os filhos. O leite que a Casa Vhida entrega gratuitamente para essas mulheres é caro. Continuamos com o trabalho graças as doações da Nota Fiscal Amazonense e graças a visibilidade que a campanha proporciona. Mais pessoas nos ajudaram porque conheceram nosso trabalho”, informou Suelen Bacio, assistente social.

Os cheques foram entregues pelo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus, Ralph Assayag, que apoiou a elaboração e consolidação da campanha; pelo coordenador da Nota Fiscal Amazonense, Augusto Bernardo Cecílio, pelo secretário executivo da Receita, Luiz Dias e pelo secretário de Fazenda, Afonso Lobo. “O Estado do Amazonas é um dos mais afetados com a retração econômica. Mesmo assim não atrasamos salários e nem deixamos de prestar serviços. Agradeço a todos que tem contribuído com o Estado pedindo a nota fiscal”, enfatizou Afonso Lobo.

Ganhadores

Foram premiados com R$ 10 mil: Ivani Faleiro, Francisco Eugênio Marinho Lima, Andrea Barros Bandeira de Melo e Paulo André Castro Cruz. Receberam R$ 20 mil: Alzenilson Santos de Aquino, Adriano José Bezerra e Agres Roberta Oliveira das Neves. Os prêmios de R$ 30 mil foram entregues a Kim Cardoso de Andrade e Raquel Mello Lopes. O grande sortudo, que ganhou R$ 50 mil foi Délio da Silva Côrrea.

A estudante de Arquitetura Raquel Mello Lopes estava eufórica com o prêmio. Na solenidade revelou o destino dos R$ 30 mil e o projeto para o futuro. “Pretendo pagar contas, ajudar meus pais e investir nos meus estudos. Vou continuar colocando o CPF na nota. Quem sabe eu não ganhe o prêmio máximo da próxima vez”, declarou sorridente.

A Associação dos Moradores do Bairro de Itaúna II, de Parintins recebeu R$ 4 mil e as Obras Sociais de Nossa Senhora da Glória – Fazenda Esperança, R$ 8 mil. A Casa da Criança e a Associação de Apoio à Criança com HIV – Casa Vhida receberam R$ 12 mil reais cada. O Abrigo Coração do Pai ganhou R$ 16 mil e o Grupo de Apoio à Criança com Câncer – GACC, R$ 32 mil.

Foram gerados 12.944.728 bilhetes eletrônicos, totalizando 4.273.076 notas fiscais eletrônicas com CPF, que juntas fazem um total de R$ 872.041.788,88 em vendas no comércio varejista. As notas foram processadas no período de 1º de janeiro a 30 de junho de 2016. Concorreram 176.778 pessoas.

Desde que a campanha começou, em agosto do ano passado, mais de 205 mil pessoas cadastraram o CPF no site da Campanha Nota Fiscal Amazonense e participam dos sorteios diários, mensais e especiais, que já distribuíram mais de R$ 4,8 milhões em prêmios.

A atual lista de entidades que podem ser apadrinhadas pelas pessoas físicas que participam da NFA é composta de 88 organizações sociais civis, sendo que 41 são do interior do Estado.