A revolução digital está transformando rapidamente a educação, em todos os seus campos. Pensando nesse desafio, a Escola Fazendária do Paraná (Efaz) promove uma iniciativa inédita no país para debater o tema no âmbito da educação fiscal: é o primeiro “Encontro de Inovação Digital: Caminhos para a Educação Fiscal”, a ser realizado em maio em plataformas online.

O evento conta com apoio do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), por meio do GT-66, e tem como objetivo disseminar estratégias digitais utilizadas pelas instituições que promovem a Educação Fiscal no Brasil. Para isso, estão abertas as inscrições para trabalhos com relatos de experiências ou projetos de educação fiscal com utilização de recursos digitais. Os cases inscritos serão apresentados duramente o evento ao vivo, durante videoconferência transmitida pelo Youtube.

Podem participar instituições públicas ou privadas de todo o país, assim como professores e alunos de instituições de ensino. Os trabalhos devem relatar iniciativas que tenham a finalidade de fomentar o desenvolvimento de ações com foco no mundo digital por grupos de todo o país. Tais projetos podem estar concluídos, em execução ou em fase de planejamento. Também é possível a submissão de estudos, trabalhos acadêmicos e relatos de experiência.

“A ideia é que nós possamos fomentar a colaboração entre os estados para que possamos, através desta troca, aprender com as experiências de cada local, utilizar projetos aplicados em outros estados e também compartilhar nossas ideias, em benefício da sociedade”, explica Mário Brito, diretor da Efaz.

 

INSCRIÇÕES DE CASES – As inscrições de trabalhos podem ser efetuadas até o dia 30 de março  por meio do formulário eletrônico no site da Escola Fazendária do Paraná.

No ato da inscrição, o autor deverá submeter um resumo do trabalho, que deverá conter: introdução, objetivos, metodologia, desenvolvimento e conclusões. O texto do resumo é limitado a até 5.000 caracteres, considerando-se os espaços.

Os trabalhos aprovados serão divulgados no site do evento até o dia 14 de abril e no dia do evento terão 15 minutos para apresentação por meio de videoconferência. O autor do trabalho aprovado deve enviar apresentação em PowerPoint ou PDF até 5 de maio para o e-mail efaz@sefa.pr.gov.br. Todos os trabalhos apresentados ficarão registrados no site do evento após a apresentação.

 

PALESTRAS – Além da apresentação dos trabalhos, o evento contará também com palestras sobre o tema, com programação ainda a ser divulgada.

 

IMPORTÂNCIA – A Educação Fiscal é um conjunto de ações educativas que visa mobilizar os cidadãos para a compreensão da função socioeconômica dos tributos e sua conversão em benefícios para a sociedade, bem como entender o papel do Estado e sua capacidade de financiar as atividades essenciais, o funcionamento da administração pública e o papel do cidadão. “Num país como o Brasil, onde o sistema tributário é complexo e há um emaranhado de normas, disseminar a educação fiscal é essencial. A população em geral tem sérias dificuldades para compreender o que paga de tributos e onde são aplicados os recursos”, comenta o secretário da Fazenda do Paraná, Renê Garcia Junior.

No estado do Paraná, a Efaz, criada pela Secretaria da Fazenda em 1978, é o órgão responsável por ações relacionadas à Educação Fiscal. A instituição oferece cursos presenciais e online para servidores públicos e para a sociedade em geral, além de ter parcerias com a Secretaria de Educação para a disseminação de conteúdos junto aos estudantes paranaenses.

 

_____

SERVIÇO

Encontro de Inovação Digital: Caminhos para a Educação Fiscal

Inscrições de trabalhos: 2/3/2021 a 30/3/2021 (http://www.efaz.fazenda.pr.gov.br/InovacaoDigital)

Evento: 20/5/2021 (Quinta-feira) – Transmissão online pelo Youtube