O aplicativo gerador dos bilhetes premiados dos sorteios mensais e especiais, foi desenvolvido e cedido gentilmente pela SEFAZ do Rio Grande do Sul, e converte, por meio de um algoritmo, os números da Loteria Federal nos números dos bilhetes contemplados. O aplicativo pode ser baixado e usado por qualquer cidadão, órgão de controle ou entidade para conferir a lisura do procedimento. (Clique aqui para instalar)

Como funciona:

  1. Os bilhetes eletrônicos são gerados e publicados para todos os consumidores cadastrados na campanha que acumularam pelo menos R$ 50 em compras com o CPF no período de apuração do sorteio.
  2. Os códigos de integridade (hashes) dos arquivos dos bilhetes são publicados no Diário Oficial Eletrônico da SEFAZ, impedindo qualquer alteração posterior.
  3. A Caixa Econômica Federal realiza a extração da Loteria Federal.
  4. Os 5 (cinco) números da Loteria Federal são digitados no aplicativo do sorteio, juntamente com a quantidade total de bilhetes e a quantidade de prêmios a serem sorteados (ex. 10).
  5. Com base nos parâmetros digitados, o aplicativo gera a lista de bilhetes premiados.
    OBS. O aplicativo não possui nenhuma conexão com o banco de dados da SEFAZ, podendo ser executado sem conexão com a internet, o que impede qualquer manipulação do resultado.
  6. De posse da numeração contemplada, a SEFAZ localiza, no arquivo de bilhetes (item 1), os consumidores e as entidades detentoras dos bilhetes e anuncia o resultado do sorteio.

Os dados são publicados na página “Sorteios” do portal da NFA e no Diário Oficial Eletrônico da SEFAZ e os arquivos ficam disponíveis para auditoria por um prazo de cinco anos.