A fim de dar suporte às escolas do interior do Estado inscritas no Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2019, a Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM) através do Núcleo de Educação Fiscal (Nef), realizou visitas técnicas, na primeira semana de setembro, ao município de Iranduba e arredores para instruir professores e coordenadores na finalização dos projetos. As visitas foram realizadas em quatro escolas da rede municipal, uma na Comunidade Cacau Pirera e três na sede do município.

O tema escolhido pela diretora da escola Procópio Maranhão, Claudelandia Carvalho, uma das escolas visitadas, foi “Preservação do Patrimônio Público (combate ao vandalismo e a depredação)”. O assunto é discutido semanalmente durante os momentos cívicos. “Nós trabalhamos isso com as crianças. Quando eles quebram uma porta ou qualquer outra coisa explicamos que somos nós que pagamos o prejuízo com nossos tributos. Essa noção do que é privado e o que é público deve ser sim, ensinada desde cedo”.

As visitas foram realizadas na escola municipal Procópio Maranhão e também nas escolas municipais Creusa Abess Farah, Damasceno Braga e Noemi Santos Pereira.

No ato da visita, foram entregues materiais aos coordenadores dos projetos para serem usados como estímulo em atividades de sala de aula.

Para a diretora da escola municipal Noemi Santos Pereira, Nilma Cavalcante, é muito importante estimular o conhecimento das crianças por meio do programa de Educação Fiscal. “Às vezes os próprios pais não conhecem tão bem ou simplesmente não ensinam sobre educação fiscal, por isso, mostrar para eles como as coisas acontecem e, principalmente, como a sociedade funciona é de suma importância. O acesso à informação que a minha geração não teve pode fazer toda a diferença na vida deles e isso é gratificante para nós, educadores”, esclareceu a educadora que conscientiza mais de 600 alunos.

Esse ano, o prêmio bateu recorde de inscrições para as categorias Escolas e Instituições, foram homonologadas pela Coordenação-Geral: 301 trabalhos inscritos, sendo 216 escolas e 85 instituições. A auditora fiscal da Sefaz-AM e integrante do Programa de Educação Fiscal, Jeroniza Albuquerque, mostrou-se entusiasmada com a resposta positiva dos diretores e gestores das escolas em Iranduba. “Fico feliz com o entusiasmo com que eles me receberam nas escolas. Todos dispostos a fazer um bom trabalho tanto com os projetos quanto com os alunos”.

Prêmio

O Prêmio Nacional de Educação Fiscal valoriza anualmente as melhores práticas de Educação Fiscal que atuam sobre as temáticas da função social dos tributos, da qualidade dos gastos públicos e do acompanhamento do retorno dos recursos à sociedade.

Esse ano haverá uma etapa classificatória regional que iniciará por Unidades Federais e Regiões, respectivamente, para as categorias ‘Escolas e Instituições’.

Serão escolhidos nove vencedores: três escolas, duas instituições, dois jornalistas e dois projetos de tecnologia.

Ao todo, serão concedidos R$ 51 mil em prêmios. As inscrições nas categorias “Escolas e Instituições” encerraram no dia 10 de agosto e nas categorias Imprensa e Tecnologia prosseguem até o dia 10 de outubro. Para se cadastrar nas duas últimas categorias, acesse http://www.premioeducacaofiscal.org.br/inscricao/