A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz/AM) através do Núcleo de Educação Fiscal realizou na manhã da última quinta-feira, dia 11, o “Projeto Educação Fiscal na Várzea”, comandado pela auditora fiscal e voluntária da Campanha Nota Fiscal Amazonense Jeroniza Albuquerque, na Escola Municipal Sete de Setembro, situada em Iranduba, às margens do Rio Solimões.

O objetivo do projeto é mostrar aos alunos e à comunidade, por meio de palestras e oficinas, como os impostos são a fonte de recursos para que o Governo do Amazonas possa financiar os serviços públicos, tais como Saúde, Educação e Segurança.

Durante o desenvolvimento do Projeto, com base nas disciplinas de português, matemática e educação física, os alunos desenvolverão atividades como Concurso de Redação, simulação de cálculo de imposto, palestras sobre cidadania fiscal e preservação do meio ambiente, com abordagens acerca dos males da pirataria e do vandalismo, além de atividades físicas como uma caminhada com panfletagem na comunidade. Além disso, haverá simulação entre alunos e professores na compra de produtos em estabelecimentos comerciais de Iranduba, mostrando como ocorre a relação comercial e quais os documentos fiscais que são válidos.

De acordo com Jeroniza Albuquerque, que também é coordenadora da Comissão de Trabalho sobre o Meio Ambiente da Federação Internacional das Mulheres de Carreira Jurídica,  “é muito bom acompanhar o crescimento intelectual das crianças do interior da Amazônia. Lá, os alunos nos esperam com alegria e disciplina para desenvolver as atividades sobre Educação Fiscal. Alegres, eles interagem respondendo às perguntas, e ainda concorrem a brindes e materiais escolares”.

Comunidade Lago do Curupira

Através da iniciativa de Jeroniza Albuquerque, outra entidade rural de Iranduba abraçada pela Educação Fiscal foi a Escola Municipal Independência, localizada no Ramal Janauarí, onde a equipe de Educação Fiscal da Sefaz realizou palestras para professores e alunos, abordando assuntos como o Prêmio Nacional de Educação Fiscal e a Campanha Nota Fiscal Amazonense.

Nos eventos, professores e alunos foram incentivamos a inscrever projetos no Prêmio Nacional, bem como a se cadastrar na Campanha e a concorrer a prêmios.

Veja mais: