A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz/AM) recebeu na manhã desta quinta-feira (28) e sexta-feira (29), os auditores da Secretaria de Tributação do Rio Grande do Norte Adriano Rodrigues, Márcio Cavalcanti e Edinaldo Junior, que vieram conhecer detalhes do “Programa Estadual de Cidadania Fiscal”, almejando a implantação da campanha “Nota Fiscal Amazonense” no seu Estado.
A reunião se desenvolveu de forma produtiva, tendo como foco principal as normas e recursos necessários para que os convidados possam implantar o projeto no Rio Grande do Norte. Tendo como mediador da reunião Neiraldo Hidalgo Dixo, um dos coordenadores do Programa, que por sua vez explicou como ocorreu o planejamento da campanha, suas inovações e desafios enfrentados.
A escolha dos técnicos pelo modelo amazonense se deu após muita pesquisa por todas as secretarias do Brasil, e na Secretaria de Fazenda do Amazonas eles encontraram o Programa de Cidadania Fiscal mais bem estruturado, com total comprometimento com a sociedade, tornando-se assim sério aos olhos da população.
“O maior incentivo que encontramos nesta campanha foi a interatividade com a população, que se vê consciente a participar e contribuir com o estado na arrecadação do imposto e também acompanhar a a emissão correta dos documentos fiscais eletrõnicos”, declarou Adriano Rodrigues, Coordenador da Educação Fiscal (RN).
Diante da situação econômica do país, a equipe prevê que não será fácil a implantação do programa no Rio Grande do Norte, mas será feito um levantamento para alocar os recursos necessários para levar a campanha adiante e fazer como a Sefaz/AM, um projeto de sucesso e reconhecido em nível nacional.
Além do Rio Grande do Norte, outros Estados como Bahia, Mato Grosso, Roraima e Maranhão já se inspiram na iniciativa do Governo do Amazonas para implantar campanhas semelhantes, baseadas na Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e).