O frentista Jamelson Martins Vieira, 39 anos, morador do bairro Santo Agostinho compareceu à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), na manhã desta segunda-feira, 27, para receber o prêmio de R$ 5 mil que ganhou no último sorteio mensal da Campanha Nota Fiscal Amazonense (NFA) realizado no dia 9 de junho na Rede Tiradentes, durante o programa “Manhã de Notícias”.
“Fiquei sabendo que fui um dos sorteados através da vizinha, que viu meu nome em uma matéria no jornal e me disse. Pretendo investir o prêmio na quitação de dívidas e na compra de uma motocicleta”, explicou Jamelson.
O sortudo é um cidadão consciente. Participa da campanha desde o início, em agosto de 2015, exigindo a Nota Fiscal em todas as compras, mas não tem o hábito de consultar o site da NFA, onde ficam armazenadas as notícias sobre o andamento da campanha e nem entrar na sua conta pessoal, alojada dentro do site, onde é possível verificar os prêmios e notas emitidas para o CPF cadastrado.
O preenchimento de dados errados – no caso de Jamelson, o número de celular não era dele nem de conhecidos, o e-mail era de outra pessoa e a conta bancária não foi informada durante o cadastro-, torna impossível para a Secretaria localizar os ganhadores. A divulgação da matéria em diversos veículos de comunicação informando que mais de 3,5 mil prêmios não foram entregues ou estão em via de serem perdidos chamou a atenção da sociedade para dificuldade que o Governo do Amazonas enfrenta para realizar os depósitos.
“Esse tipo de situação acontece porque Manaus já não é mais um vilarejo, uma cidade de 200 mil habitantes, onde todos se conhecem A campanha foi estruturada para se desenvolver eletronicamente em virtude da maioria da população ter acesso à comunicação via internet. Não temos condições de gastar dinheiro com ligações excessivas para celulares em época de crise. A coordenação entra em contato apenas com os vencedores dos prêmios mensais e especiais, os demais devem acessar o site da campanha, nfamazonense.sefaz.am.gov.br, pelo menos duas vezes ao mês para saber se foram premiados. Os dados devem ser atualizados também. A troca de número de celulares é muito grande entre os amazonenses, não permitindo o contato com muitos ganhadores”, recomendou o coordenador da campanha, Augusto Bernardo Cecílio.
Dados precisos
O coordenador salientou ainda que o e-mail assim como a conta bancária informada devem ser do participante da campanha e não de terceiros, fatores que tem inviabilizado a comunicação e depósito bancário.
O contemplado tem o prazo de 90 dias, a partir da data do sorteio, para resgatar o prêmio. Se não o fizer, o dinheiro retornará aos cofres do Estado do Amazonas. As dúvidas podem ser retiradas pelos telefones 2121.1732 ou 2121.1689, pelo e-mail: cidadaniafiscal@sefaz.am.gov.br ou presencialmente na coordenação da campanha, que está instalada na sala 113, 1º andar da sede da Sefaz, Avenida André Araújo, nº 150 – bairro Aleixo.
A verificação do extrato bancário também deve ser constante. Muitos ganhadores tem o valor creditado na conta, mas por estarem com pendência no banco não percebem o crédito. O valor é depositado, normalmente, no 10º dia útil após o sorteio com a nominação de “Governo do Amazonas”.
Próximo sorteio terá prêmios de até R5 50 mil
O Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) promove no dia 8 de julho, no programa “Agora” da TV Em Tempo, o sorteio especial da Campanha Nota Fiscal Amazonense. Serão sorteados R$ 294 mil, sendo R$ 210 mil para os cidadãos e R$ 84 mil para as entidades que desenvolvem ações sociais.
Participarão deste sorteio os bilhetes virtuais emitidos para as notas fiscais com CPF expedidas de 1° de janeiro a 30 de junho deste ano. Cada cupom equivale a R$ 50 em compras. Os apresentadores do Agora, Márcia Lasmar e Valter Frota, sortearão quatro prêmios de R$ 10 mil, três de R$ 20 mil, dois de R$ 30 mil e um de R$ 50 mil. As entidades concorrem a prêmios a parte de 40% sobre o valor ganho pelo cidadão.
Em 2016, a Sefaz adotou a realização dos sorteios ao vivo em veículos locais de comunicação para possibilitar que um maior número de pessoas acompanhe e constate a lisura do processo. As emissoras de rádio e televisão têm cedido, gratuitamente, espaços na programação, permitindo que a população conheça os ganhadores ao vivo.
A estratégia dos sorteios itinerantes pelos meios de comunicação tem contribuído para disseminar o conceito de cidadania fiscal, de que a emissão de notas fiscais garante o recolhimento dos impostos, que são a fonte de recursos para a manutenção da máquina pública e continuidade dos investimentos. Pelo levantamento da SEFAZ, cada R$ 1,00 investido pelo Governo na campanha resulta num incremento de R$ 7,00 em arrecadação de ICMS.
Mais de 203 mil pessoas cadastraram o CPF para participar da campanha, que distribuiu quase 20 mil prêmios. A iniciativa do Governo do Amazonas de intensificar suas ações de cidadania fiscal por meio das atividades nas escolas e faculdades do Núcleo de Educação Fiscal, coordenado pela Sefaz tem obtido resultados positivos como redução significativa de depredação nas unidades educacionais.