A associação dos Surdos de Manaus (Asman), contemplada com o prêmio máximo para as entidades no valor de R$ 20 mil no sorteio especial da Nota Fiscal Amazonense (NFA), ocorrido no dia 3 de fevereiro, planeja recuperar a sede com o recurso extra.
A entidade, mantida por doações dos associados e de filantropos, não vive sua melhor fase nesta pandemia. Os recursos foram desaparecendo a ponto de não contar com nenhuma verba fixa. A falta de dinheiro no caixa inviabilizou, por exemplo, a realização de consertos emergenciais. A boa notícia foi recebida com incredulidade.
“Soubemos do prêmio através de amigos que foram nos avisando. No início até achamos que era fraude. Consultamos o site da Sefaz e vimos que era mesmo verdade. O dinheiro é muito bem-vindo. Vamos trocar o telhado de toda a associação, fazer uma reforma, pois molha muito quando chove. Além disso, o telhado quebrado é uma porta de entrada para os ladrões que podem entrar e sair a vontade”, disse Raquel Pinheiro, secretária da associação.
A Asman oferece atividades desportivas, de lazer e aulas de libras para cerca de 100 alunos. Em virtude da pandemia, as atividades estão paralisadas sem data para retorno. Além da preparação, a associação também desenvolve um trabalho paralelo para garantir a inserção dos associados no mercado de trabalho a partir da indicação para ocupar vagas nas empresas locais.
Participação
Para concorrer aos prêmios, é necessário que a pessoa acesse a página da campanha na internet, nfamazonense.sefaz.am.gov.br, e faça seu cadastro. Neste momento, o cidadão escolhe uma das 112 entidades participantes para apadrinhar. A instituição social recebe 40% do valor do prêmio do cidadão.
Após o cadastro, todas as notas fiscais emitidas com CPF passam a ser computadas. A cada R$ 50 em compras, o participante ganha um cupom eletrônico. O cadastro precisa ser feito uma única vez. Se o participante trocar de conta bancária, e-mail ou telefone, por exemplo, deve fazer a devida alteração no site.
O coordenador da campanha, auditor fiscal Augusto Bernardo Cecílio, explica que há várias formas de ganhar. “Os sorteios diários estão acontecendo normalmente de domingo a domingo, independente se for feriado ou não. Neste sorteio, participam notas de qualquer valor. Temos também o sorteio mensal, em que a Sefaz computa as notas fiscais do mês e no mês seguinte realiza o sorteio. O sorteio de janeiro, por exemplo, deve ocorrer no próximo dia 17 de fevereiro. Todos os nomes dos ganhadores ficam armazenados no site da campanha”, destacou Augusto Bernardo.
Os valores dos prêmios são creditados nas contas bancárias dos ganhadores que foram adicionadas no site da campanha. Quando os dados estão incorretos, a Sefaz não realiza o crédito e espera a manifestação do ganhador. Os prêmios podem ser requeridos no prazo de 90 a partir da data do sorteio.