O Núcleo de Educação Fiscal (NEF) da Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz/AM) reuniu-se na última quinta-feira (14) com representantes da Fundação Matias Machline, instituição mantida por uma empresa situada em Manaus, para apresentar o Programa de Educação Fiscal e campanha Nota Fiscal Amazonense desenvolvidos pelo Governo do Amazonas e alinhar ações para o fechamento de parceria.

 

“O trabalho de despertar a cidadania fiscal vem sendo desenvolvido em escolas da rede pública, universidades e instituições tanto do poder público quanto da iniciativa privada. Desde cedo é necessário que os brasileiros saibam qual a finalidade da arrecadação de tributos e em que esses recursos são efetivamente aplicados. Nos eventos mostramos o quanto é importante ter a população como parceira do poder público, abordando questões relativas à sonegação, combate ao vandalismo e à depredação do patrimônio público, pirataria, contrabando,  e que o dinheiro do povo seja revertido em seu benefício”, salientou o auditor fiscal e coordenador do NEF, Augusto Bernardo Cecílio.

 

A Fundação Matias Machline, localizada no Distrito Industrial de Manaus, oferece a 881 alunos o ensino médio-técnico gratuito nas áreas de Informática, Mecatrônica e Eletrônica. Além de cuidar do aspecto técnico, também se dedica à formação integral do cidadão. “Os projetos são de grande relevância. Recebi o material da Sefaz/AM e os apresentarei para a diretoria a fim de que os avaliem. Estamos sempre em busca de conteúdo que agregue valor aos nossos profissionais do futuro”, destacou Alderlane Ribeiro de Farias, coordenadora de Design e Comunicação Multimídia da Fundação.

 

Semed

 

Ainda no dia 14, o Grupo de Educação Fiscal (GEFE), composto por integrantes da Sefaz/AM, da Secretaria Municipal de Finança (Semef) e Manaus Previdência reuniu-se com a secretária municipal de Educação, Kátia Helena Schweickardt,  para fortalecer o Programa de Educação Fiscal, que é desenvolvido em parceria com o órgão voltado para o ensino fundamental do município desde 1998.

 

Entre as principais demandas para 2019, está a atualização dos representantes do Grupo Municipal de Educação Fiscal,  formado  pela Semed e Semef,  que já integram o Grupo Estadual de Educação Fiscal juntamente com a Sefaz, Seduc  e Receita Federal do Brasil.

 

“A atualização desse grupo vai abrir uma frente de formação e conscientização para nossos professores, alunos e servidores, em relação à importância dos tributos, notas fiscais e da própria qualidade de vida, além do comprometimento e preocupação com a gestão previdenciária. Essa retomada é bem vinda para os servidores, mas sobretudo para a cidade de Manaus”, enfatizou a secretária de Educação, Kátia Helena.