O evento lotou o auditório do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas com cerca de  300 pessoas

Como parte das atividades do Sefaz em Ação no município de Tefé (distante 523 quilômetros da capital) o ciclo de palestras, evento pedagógico feito pelos representantes da Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz – AM), ocorreu na noite de quinta-feira (20/07), no Auditório do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM), do município.

O evento teve sucesso de público e lotou o auditório com cerca de  300 pessoas, entre estudantes, empresários, empreendedores, profissionais da área contábil e jurídica, além de representantes dos setores públicos e privados.

No local foram abordados temas relacionados à Educação Fiscal e Cidadania, a Campanha Nota Fiscal Amazonense, empreendedorismo, atuação da Ouvidoria Fazendária e seus canais de atendimento, entre outras ações feitas pela Sefaz.

A ação no município ocorreu entre os dias 18 e 21 de julho e visou,  entre outras coisas, promover a integração entre a sociedade e a instituição que desempenha um papel importante na organização, formalização e direcionamento de políticas de gestão econômica e de arrecadação no estado.

“Tivemos uma imensa receptividade no município. Além do ciclo de palestras, fizemos reuniões com diversos setores públicos e privados da cidade falando sobre diversos assuntos, como o Prêmio Nacional de Educação Fiscal e a Campanha Nota Fiscal Amazonense, afirmando a importância que tem a participação ativa da população nesse sentido”, relatou o coordenador do Núcleo de Educação Fiscal da Sefaz, Augusto Bernardo Cecílio.

“Nos encontros também falamos sobre os vários tipos de notas fiscais que nós temos, sobre empreendedorismo, a Ouvidoria Fazendária, e principalmente sobre a questão da cidadania fiscal que permeia todas essas atividades da Sefaz”, completou Bernardo.

Ação conjunta

A ação também contou com a presença do gerente de Arrecadação das Unidades Descentralizadas (Gard) da Sefaz, Joel Brito, da chefe da Ouvidoria Fazendária, Ellen Patrícia Nogueira, do controlador de Arrecadação da Receita Estadual e membro do Núcleo de Arrecadação Fiscal, Neiraldo Dixo e do vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Amazonas (CRCAM), André Caria.

“Concluímos a visita no 5º município contemplado pelo Projeto Sefaz em Ação, onde o Conselho tem honra em participar desse exitoso Projeto. Tivemos uma recepção de excelência em Tefé, no qual realizamos diversas reuniões com órgãos do poder Municipal, produtores e artesãos, profissionais contábeis e sociedade em geral”, explanou André Caria.

A ação, conforme o chefe da Agência da Sefaz em Tefé, Raimundo Amaral, foi muito exitosa e muito importante, não só para a população como para os integrantes da secretaria que atuam no local.

“Essa foi uma ação pedagógica muito importante para toda a nossa comunidade. Agradecemos pelas informações repassadas e pelo aprendizado que todos nós recebemos dos colegas fazendários”, disse Amaral.

Sefaz em Ação

Iniciado em março de 2023, o projeto Sefaz em Ação foi planejado para percorrer, inicialmente, 18 municípios do interior do Amazonas.

O mesmo foi formatado tendo por base manifestações que chegaram até a Secretaria de Fazenda do Amazonas por meio dos canais de comunicação da Ouvidoria Fazendária, que indicavam a necessidade da ação.

O Sefaz em Ação conta com o apoio da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Amazonas (FCDL-AM), do Instituto do Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Amazonas (CRCAM).

FOTO: Divulgação Sefaz