O Instituto Paradesportivo do Amazonas (IPA) ingressou recentemente na Campanha Nota Fiscal Amazonense, tornando-se uma das entidades filantrópicas aptas a serem apadrinhadas pelos participantes.

Essa inclusão, segundo o diretor da instituição Leandro Lucas, representa uma oportunidade significativa não apenas para o IPA, mas também para todos os envolvidos na Campanha.

“O IPA foi criado para dar suporte aos paratletas na parte social, psicológica, bem como jurídica, falando sobre direitos e deveres enquanto PCD’s. E a nossa inclusão na Nota Fiscal Amazonense vem somar para o crescimento do Instituto, dar visibilidade ao nosso trabalho e agregar com a manutenção de nossa sede, conforme formos apadrinhados pelos cidadãos”, disse o diretor.

Fortalecimento
Desde o seu lançamento, a Campanha Nota Fiscal Amazonense tem se destacado não apenas como uma iniciativa de conscientização fiscal, mas também como uma oportunidade para fortalecer e apoiar as entidades filantrópicas que atuam no estado.

Essas entidades, assim como o IPA, representam uma variedade de causas e áreas de atuação, incluindo educação, saúde, assistência social, meio ambiente, cultura e esporte. O apoio recebido através da Campanha tem permitido que essas instituições desenvolvam e fortaleçam seus projetos e iniciativas em prol da comunidade.

“Desde o surgimento da Campanha a gente recebe inúmeros relatos sobre como os valores, recebidos por essas instituições, tem ajudado muito nesse sentido. Muitas delas têm utilizado os recursos arrecadados para melhorar suas estruturas, ampliar seus serviços e alcançar um número maior de pessoas em situação de vulnerabilidade”, relatou o coordenador do Programa Estadual de Cidadania Fiscal do Amazonas, auditor fiscal Augusto Bernardo Cecílio.

De acordo com os dados mais recentes divulgados pela Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz), por meio do Programa Estadual de Cidadania Fiscal, atualmente 127 instituições estão cadastradas na Campanha, podendo ser apadrinhadas pelos mais de 500 mil cidadãos inscritos na Nota Fiscal Amazonense.

Instituições beneficiadas

Para serem beneficiadas, as entidades filantrópicas precisam ser escolhidas pelos contribuintes na hora da inscrição no site do Nota Fiscal Amazonense.
O consumidor ao fazer o cadastro no portal nfamazonense.sefaz.am.gov.br, escolherá uma entidade para concorrer em todos os sorteios da Campanha. O valor para as instituições corresponderá a 40% do valor ganho por quem a indicou.

Esse percentual não será descontado da quantia ganha pelo consumidor contemplado. Se o prêmio corresponde a R$ 1 mil, ele receberá o valor integralmente, depositado na sua conta corrente e a instituição adotada ganhará R$ 400, por exemplo.

A lista com o nome das instituições cadastradas pelas Secretarias de Estado de Assistência Social (Seas), Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e o Fundo de Promoção Social (FPS) está disponível para consulta e é escolhido no momento da inscrição do contribuinte.