A edição 2025 do Prêmio Nacional de Educação Fiscal foi lançada na noite de terça-feira, 22, em cerimônia realizada no auditório Freitas Nobre, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Este ano será distribuído R$ 88 mil em prêmios nas quatro categorias: Escolas, Instituições, Imprensa e Tecnologia.

Organizado pela Associação Nacional de Fiscais de Tributos Estaduais (FEBRAFITE), o prêmio, em sua 13ª edição, reconhece iniciativas que promovem a função social dos tributos, a transparência nas contas públicas e o engajamento do cidadão no controle e acompanhamento dos recursos públicos.

Ao longo de sua trajetória, o prêmio já impactou mais de 20 mil estudantes e distribuiu mais de R$ 800 mil em premiações. Os projetos inscritos abordam temas como a importância da receita pública, o combate à sonegação e à corrupção fiscal, o uso consciente da nota fiscal, o acompanhamento das contas públicas, entre outros assuntos que reforçam o zelo pelos bens públicos e o papel do Fisco no Estado brasileiro.

A Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM), como coordenadora do  Programa Estadual de Educação Fiscal no estado, apoia a iniciativa e incentiva, por meio de ações, seminários e palestras,  a participação de escolas, instituições e profissionais amazonenses no prêmio.

Para o coordenador do programa no Amazonas, Augusto Cecílio, o prêmio é uma ferramenta poderosa de valorização da cidadania: “Iniciativas como esta  são fundamentais para despertar a consciência crítica nos cidadãos desde cedo. A Sefaz  se orgulha de contribuir para esse movimento nacional que transforma a relação da sociedade com os tributos e fortalece a democracia”.

Inscrições abertas

As inscrições para a edição 2025 ficam abertas até o dia 31 de julho. Podem participar projetos em desenvolvimento ou concluídos que promovam a educação fiscal em suas diversas formas.

Mais informações e regulamento completo em: www.premioeducacaofiscal.org.br

O presidente da FEBRAFITE, Rodrigo Spada, destacou a relevância do prêmio como instrumento de transformação social: “O Prêmio Nacional de Educação Fiscal revela o quanto a sociedade civil, escolas, jornalistas, professores e instituições públicas estão comprometidos com a construção de um país mais justo, onde os tributos são compreendidos como ferramentas de bem-estar coletivo. Ao reconhecer e incentivar essas iniciativas, damos voz a um Brasil que quer saber para onde vai o dinheiro público e como ele pode voltar para a sociedade em forma de políticas eficientes”.

Além dos representantes da FEBRAFITE, o evento reuniu presidentes das Associações Filiadas à entidade, representantes das entidades parceiras — Sindifisco Nacional, Anfip, Sinafresp e Unafisco Nacional — entre outros convidados.

Apoio institucional

A iniciativa conta com o apoio de importantes instituições, entre elas: Ministério da Educação, Receita Federal, Tesouro Nacional, Escola Nacional de Administração Pública (Enap), GT66 do Confaz, Encat, BID, OAB Nacional, Conamp, Comsefaz, TV Globo, Congresso em Foco, diversas entidades representativas do Fisco e a Sefaz-AM, por meio do Programa de Educação Fiscal.

Fotos: Divulgação Sefaz

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-AM): 3026-4740