Nesta primeira etapa do projeto nove municípios foram visitados

Ao encerrar seu calendário anual de atividades no município de Presidente Figueiredo (a 117 km de Manaus), o projeto Sefaz em Ação, coordenado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AM), se firma como um marco na gestão fazendária do estado.

Com objetivo de superar as distâncias que muitas vezes separam a capital do interior no que diz respeito à administração fiscal, a iniciativa, implantada em março de 2023 tem ajudado a fortalecer os laços entre a gestão fazendária estadual, a população, o setor produtivo e autoridades municipais do interior do estado.

Em Presidente Figueiredo, o projeto chegou a seu nono município, tendo percorrido mais de 11 mil quilômetros, realizando encontros, reuniões e palestras com participação dos setores das gerências da Gerência de Arrecadação das Unidades Descentralizadas (Gard), Núcleo de Educação Fiscal (NEF) e Ouvidoria Fazendária (OuvFaz), este ano.

“O saldo do projeto em 2023 foi bastante positivo. Por onde passamos pudemos estreitar as relações com o poder público local e também levar essa aproximação com a sociedade humanizando os serviços da Sefaz e levando informação sobre a educação fiscal, arrecadação e a atuação da ouvidoria”, afirmou a chefe da Ouvidoria Fazendária, Ellen Costa,

De acordo com o gerente do Gard, Joel Brito, o projeto estimula a regularização fiscal, promovendo maior segurança jurídica às atividades empresariais no interior. “Conversamos com integrantes de diversos setores econômicos, tirando dúvidas, orientando e falando da importância fiscal para todos os cidadãos. O resultado foi satisfatório tanto para a Sefaz como para a população dos municípios por onde o projeto passou”.

No âmbito da educação fiscal as ações foram ordenadas pelo coordenador do programa de Educação Fiscal, Augusto Bernardo Cecílio, e pelo controlador de arrecadação da receita estadual e membro do Núcleo de Arrecadação Fiscal, Neiraldo Dixo.

Parceiro do projeto, o Conselho Regional de Contabilidade (CRC-AM), representado pelo vice-presidente, André Caria, também esteve presente nas atividades do projeto.

Ação Figueiredo

Gilmar Jardim Fonseca, Chefe da Agência da Fazenda em Presidente Figueiredo, ressaltou que as ações do projeto são benéficas não somente para o estado do Amazonas, mas também para os contribuintes e cidadãos como um todo.

“O Sefaz em Ação é um projeto técnico, educativo e pedagógico, levando conhecimento, capacitando e aprimorando os cidadãos de modo geral para o ingresso ao mercado de trabalho com a ampla participação do público local, entre artesãos, produtores rurais, empresários, contadores, professores e demais servidores públicos”.

O diretor do Centro Educacional de Tempo Integral (CETI) Maria Eva dos Santos, Joseilson Dantas que participou do ciclo de palestras, atividade que integra o projeto e ocorreu na Universidade Estadual do Amazonas (UEA), falou sobre o impacto que a iniciativa do Sefaz em Ação levou para a população do município.

“Acredito que a educação transforma e a iniciativa do Sefaz em Ação é muito louvável. Falar sobre tributos, impostos e taxas, para uma plateia cheia de jovens do ensino médio não é fácil, mas todos saíram empolgados com as informações, e a forma leve e didática de como apresentaram os temas foi muito admirável”, destacou.

No município a inciativa, que ocorreu entre os dias 6 e 8 de novembro, chamou tanto a atenção que os representantes da secretaria foram convidados, pelo diretor da Escola Estadual Presidente Figueiredo, Ronald Morais de Oliveira, para fazer uma palestra no local. Mais de 200 alunos participaram do encontro.

FOTO: Divulgação

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-AM): 2121-1617