Com economias em franco desenvolvimento, Humaitá (distante 590 quilômetros de Manaus) e Lábrea (a 702 quilômetros da capital) foram, respectivamente, o sexto e o sétimo municípios do interior a receber o projeto Sefaz em Ação, entre os dias 21 e 25 de agosto.

O projeto é promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), com o objetivo de aproximar o fisco estadual da população, do setor produtivo e das autoridades municipais do interior.

Composto pela Gerência de Arrecadação das Unidades Descentralizadas (GARD), Núcleo de Educação Fiscal (NEF) e Ouvidoria Fazendária (OuvFaz), o projeto realizou treinamentos para os servidores da Sefaz no interior, encontros com autoridades locais e um ciclo de palestras das três áreas envolvidas.

“Recebemos o Projeto Sefaz em Ação em Lábrea com grande satisfação e alegria. A sociedade foi informada sobre o Projeto e tivemos mais 350 inscritos para participarem do Ciclo de Palestras, demonstrando grande interesse da sociedade em obter conhecimento e informações sobre os serviços prestados pela Sefaz”, afirmou o chefe do Posto de Arrecadação da Sefaz em Lábrea, Possidônio Marinho Filho.

Em amplo crescimento de seu Produto Interno Bruto (PIB) e arrecadação, Humaitá e Lábrea vêm se destacando como dois dos maiores produtores rurais do estado, afirma o gerente da Gard, Joel Brito.

“Com essa visita, foi possível conversar com produtores rurais e extrativistas sobre a NFe Avulsa (Nota Fiscal Eletrônica Avulsa), informar-lhes acerca da subvenção financeira para os extrativistas de látex da região e que a emissão da nota fiscal é um fator preponderante para prestação de contas, a fim de fazer jus ao benefício governamental”, explicou o gerente.

CRC-AM

Parceiro do projeto, o Conselho Regional de Contabilidade (CRC-AM), esteve presente nas atividades do projeto nas duas cidades. “O Projeto Sefaz em Ação trouxe, aos municípios de Humaitá e Lábrea, informações importantes para a conscientização da sociedade dos seus direitos e deveres, através deste lindo trabalho”, afirmou a delegada regional do CRC-AM em Humaitá, Lábrea e Apuí, Patrícia Fazan Pedroza.

O projeto também contou com a participação do Núcleo de Educação Fiscal (NEF) e da Ouvidoria Fazendária (OuvFaz). Esta ação, relata a ouvidora da Sefaz, Ellen Patrícia da Costa, buscou ampliar o conhecimento sobre os canais de comunicação oficial com a secretaria, que permitem o envio de críticas, sugestões, elogios e denúncias da população diretas para o órgão.

Nota Fiscal Amazonense

O NEF, representando pelo coordenador do programa de Educação Fiscal, Augusto Bernardo Cecílio, realizou palestra sobre a importância e função social da nota fiscal e também falou da Campanha Nota Fiscal Amazonense (NFA), promovida pelo Governo do Amazonas.

A NFA sorteia, diariamente, prêmios em dinheiro aos cidadãos cadastrados na campanha, que pedem CPF na nota no ato de suas compras como um incentivo à cidadania fiscal.

O chefe da agência da Sefaz em Humaitá, João Bosco Holanda, falou sobre esse aspecto do Sefaz em Ação. “Um projeto exitoso que leva cidadania fiscal. Sem dúvida um verdadeiro signo de conscientização. Em Humaitá tivemos uma participação em massa no evento e a satisfação do público ficou evidente”, afirmou.

Foto: Divulgação/Sefaz