Conscientizar os jovens sobre a importância dos tributos para a sociedade e o papel do cidadão na construção de um futuro mais justo e equitativo foi o objetivo de uma palestra educacional feita por integrantes da agência da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) de Humaitá para os alunos do Instituto Federal do Amazonas (IFAM).
O encontro, que aconteceu no dia 26 de julho, no auditório do IFAM campus Humaitá, foi direcionado à turma do 1° ano do Curso Técnico de Nível Médio em Administração, em atendimento a um convite dos professores Raimundo Falcão e Rádeo Souza, que atuam na instituição.
Durante a palestra, os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre os impostos, como eles são utilizados pelo governo para financiar serviços públicos essenciais, como saúde, educação e segurança, e a importância da cidadania fiscal.
Além disso, foram apresentadas as diversas ações da secretaria de Fazenda voltadas para a educação fiscal, como o programa Nota Fiscal Amazonense. O servidor fazendário, João Bosco Lotto, Chefe da unidade local da Sefaz e controlador de arrecadação da receita estadual, destacou a importância de levar a educação fiscal para as escolas.
“É fundamental que os jovens compreendam a importância dos tributos para a sociedade. Ao conhecerem o papel do Estado e como os recursos públicos são utilizados, eles se tornam cidadãos mais conscientes, capazes de cobrar do poder público a aplicação eficiente dos recursos e a garantia de seus direitos”, opinou.
Os alunos participaram ativamente da palestra, tirando dúvidas e fazendo perguntas sobre os temas abordados. Ao final do evento, os estudantes receberam materiais informativos sobre a Nota Fiscal Amazonense.
Foto: Divulgação / Sefaz