“Percebemos que muitos jovens já estão saindo da escola endividados. Queremos que eles saiam empreendedores”. O relato da professora Marta Célia Araújo, da coordenação de programas e projetos federais da Secretaria de Educação e Desporto Escolar (Seduc-AM), demonstra com clareza a importância da educação financeira nas escolas.

O tema é um dos assuntos que vem sendo discutidos nos seminários descentralizados de educação fiscal e cidadania, uma parceria da Seduc com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AM), que reuniu cerca de 400 professores, gestores, pedagogos, estudantes e pais de alunos da rede estadual de educação no decorrer desta semana.

O evento ocorreu em dias distintos no auditório da Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Gonçalves Dias, no auditório do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Jacira Caboclo e no auditório do Centro Educacional de Tempo Integral (CETI) Gilberto Mestrinho. As demais Coordenadorias Distritais de Educação irão receber o seminário em abril e maio.

Os seminários descentralizados, de acordo com o coordenador do Programa de Educação Fiscal da Sefaz, Augusto Bernardo Cecílio, têm ainda o diferencial de irem até as comunidades educacionais, dispostas em todas as zonas da cidade, o chamado “chão da escola”.

“Por meio do Programa de Educação Fiscal, Sefaz e Seduc, vem unindo esforços no sentido de promover conhecimento e conscientização a respeito de temas muitas vezes áridos, como a própria cidadania fiscal, que trata da importância e função social dos tributos”, explica o coordenador.

Para a coordenadora de programas e projetos federais da Seduc, Vera Lúcia Lourido, os seminários buscam promover consciência em torno da necessidade de gestão financeira na vida individual, mas também na vida social, como é o caso da conscientização sobre a importância dos tributos, que custeiam os bens e serviços públicos.

“A importância de trabalhar esses temas nas escolas está na formação de consciência social e coletiva e de controle da sociedade sobre os serviços públicos, é uma responsabilidade coletiva”, explica.

 

Fotos: Divulgação

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-AM):3026-4740