SERVIDORES DA SEDUC PARTICIPAM DO 24º SORTEIO DA NFA

A campanha Nota Fiscal Amazonense (NFA) comemorou nesta segunda-feira, 7 de agosto, o segundo ano de funcionamento na Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (Seduc/AM) onde os servidores públicos da instituição acompanharam e participaram do 24º sorteio mensal, que distribuiu R$ 105 mil em prêmios.

O titular da Seduc atuou como mestre de cerimonia da campanha de cidadania do Governo do Estado do Amazonas que já sorteou 22.670 prêmios nos 24 meses de atuação. “Onde houver a necessidade de educar, nós vamos estar juntos. Temos de lutar contra a ignorância. No passado, os escravos tomavam conta dos pomares. Para evitar que eles comessem as frutas, os senhores inventaram, por exemplo, que comer manga com leite fazia mal a saúde. Do mesmo jeito, espalham boatos, hoje, sobre esta campanha que é boa para o cidadão e estimula a concorrência leal. Quem ainda não participa, deve entrar no site da campanha e fazer o cadastro. A não ser que a pessoa não precise de dinheiro. Neste caso, basta só pedir a nota”, brincou o secretário da Seduc/AM, Arone Bentes.

Ganhadores

Foram premiados com R$ 5 mil Luciene da Silva Carvalho, Ana Paula Ferreira Diniz, José Carlos Teixeira Guerreiro, Naíza Menezes Medeiros Abrahim, Maria das Graças Serudo Passos, Nivaldo das Chagas Mendonça e Lindinalva Carvalho de Aguiar. Ganharam R$ 10 mil Ary Gemaque de Oliveira Junior e Dayani de Albuquerque Viana. O prêmio de R$ 20 mil será entregue a Andreza Saavedra Queiroz.

A instituição social que receberá o prêmio de R$ 2 mil será o Abrigo Monte Salém. Foram sorteados com R$ 4 mil a Casa Vhida, a Casa da Criança e o Abrigo Coração do Pai, respectivamente. O Lar Batista Janell Doyle receberá R$ 6 e o Lar das Marias, R$ 10 mil.

A secretária da Escola Estadual José Bentes Monteiro, Heloísa Helena Barros foi uma das funcionárias da Seduc/AM, que acompanhou o sorteio na esperança de ser uma das contempladas. “Desde o início da campanha eu coloco o CPF na nota. Na minha escola, sou disseminadora da importância de agir como cidadão e evitar a sonegação que causa danos irreparáveis a sociedade. Eu soube do sorteio e vim assistir porque torço para ganhar um dos prêmios. Sonho em pagar algumas conta e deixar um dinheirinho para comprar algumas coisas que estou precisando no shopping. Sem esquecer, é claro, de pedir a nota fiscal para participar dos próximos sorteios”, declarou esperançosa.

Heloísa não foi sorteada, mas não foi embora para casa triste. O coordenador da NFA explicou que diariamente todos os que se inscreveram na campanha e colocam o CPF em notas fiscais de qualquer valor concorrem a cinco prêmios instantâneos de R$ 200 e um de R$ 1 mil. “As chances de ser contemplado são grandes. O participante concorre aos prêmios diários, mensais e o especial, onde pode ganhar no final do ano até R$ 50 mil. Os cupons que não foram sorteados em 2017 continuam valendo para o sorteio especial que deve ocorrer no início do próximo ano”, esclareceu Augusto Bernardo Cecílio.

Para o 24º sorteio foram gerados 2.092.297 bilhetes eletrônicos para compras discriminadas em 690.568 notas fiscais eletrônicas com CPF, que juntas totalizam R$ 174.755.883,54.

Resultados Expressivos

Em dois anos de campanha, a Nota Fiscal Amazonense sorteou 22.670 prêmios e registra 46,2 milhões notas emitidas com CPF. A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz/AM) registrou aumento de 26% na quantidade de notas fiscais emitidas com CPF e 21% a mais dos valores declarados nas notas fiscais.

As campanhas de conscientização junto ao meio empresarial por meio do Núcleo de Educação Fiscal da Sefaz/AM alcançou o incremento de 123% no número de estabelecimentos emitentes, que passaram de 6.500 para 14.500 (no período de agosto de 2015 a agosto de 2017).

O volume de notas transmitidas para a Sefaz/AM também superou as expectativas. Cresceu 50%. Mensalmente, o fluxo passou de 12 milhões para 18 milhões.

Atualmente, 94 instituições que desenvolvem ações em diversos municípios do Amazonas, com projetos inscritos na Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas), Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped) e Fundo de Promoção Social (FPS) participam dos sorteios, que foram responsáveis pela destinação de R$ 1.791.600 para estas organizações sem fins lucrativos.