Desde agosto do ano passado, a população do amazonas dispõe da Nota Fiscal Amazonense, um programa cujo objetivo é incentivar a participação direta do cidadão em ações que tenham por finalidade o incremento da arrecadação tributária do Estado e a correta aplicação dos recursos públicos. Para isso, o coordenador da campanha e coordenador do Programa de Educação Fiscal no Amazonas, Augusto Bernardo Sampaio Cecílio, esteve na sede do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), para reunir-se com a presidente do poder judiciário estadual, desembargadora Graça Figueiredo, a fim de propor parceria para disseminar e conscientizar os servidores da importância da educação fiscal.
“A educação fiscal é importante para a população, pois dessa forma evitamos a sonegação fiscal. Por isso, acho de grande valia receber os fiscais aqui, a fim de aumentar a consciência e contribuir para que o nosso estado preste melhores serviços”, explicou a presidente do TJAM.
Para alcançar ainda mais pessoas no objetivo proposto pela campanha promovida pela Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz-AM), o TJAM vai oferecer aos servidores e serventuários uma palestra sobre educação fiscal, com data a ser divulgada em breve.
“A campanha da Nota Fiscal Amazonense é permanente. Queremos que os três poderes abracem a campanha, assim como a sociedade civil, pois a crise econômica não interessa a ninguém, mas interessa, sim, virar esse jogo”, declarou Cecílio.
O coordenador do programa explica, ainda, os motivos pelos quais entender melhor sobre os documentos fiscais é importante. “Ao exigir a nota fiscal, quem ganha é você. E, tendo essa educação, o cidadão vai saber para onde vão os tributos pagos ao Estado, sabe como os valores arrecadados são vendidos, assim como garantem que esses valores arrecadados sejam bem aplicados pela administração pública. A educação fiscal é uma ferramenta fundamental para o nosso desenvolvimento e que também pode estar nas mãos do cidadão”, completou.
Além da palestra, será instalado um posto de cadastro da Nota Fiscal Amazonense, que sorteia prêmios diários. Para mais informações, basta acessar o site nfamazonense.sefaz.am.gov.br, ou 2121-1732/1689.
Fonte: TJAM